quinta-feira, 21 de março de 2013

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Um dos maiores sucessos editoriais dos últimos anos, a trilogia Jogos Vorazes, fruto da escritora americana Suzanne Collins, continua a arrebatar fãs mundo afora, e recebeu grandes elogios de escritores famosos como Stephen King e Stephenie Meyer. 

A ideia da saga, segundo Collins, surgiu num dia, quando ela olhava televisão. Enquanto trocava de um canal que mostrava imagens da Guerra do Iraque para um em que pessoas competiam em um reality show, ideias  de unir as duas cenas apareceram em sua mente. Juntando ainda elementos da mitologia grega (o mito de Teseu) e dos gladiadores romanos, a história tomou forma.

E assim nasceu uma narrativa fascinante e perturbadora chamada Jogos Vorazes, que se passa no futuro, em um país chamado Panem, erguido dos destroços dos Estados Unidos. O território foi transformado em 13 Distritos, governados com garras de aço por uma Capital. Durante uma rebelião dos distritos contra a Capital, o Distrito 13 é apagado do mapa, e os demais distritos dobrados. Para controlar os distritos e evitar novas rebeliões, a Capital instaura os Jogos Vorazes, um evento anual em que um casal de jovens entre 12 e 18 anos de cada distrito são escolhidos num sorteio, e enviados para uma arena onde pode haver qualquer coisa, desde gelo até fogo. Lá, os jovens devem lutar entre si até a morte, e o último a ficar em pé é considerado campeão, voltando para seu distrito com dinheiro para o resto da vida.

É nesse ambiente que cresce Katniss Everdeen, uma garota forte e batalhadora, que se encontra em situação desesperadora ao ver sua irmão Prim ser escolhida para ir aos Jogos. Para protegê-la, Katniss se oferece para ir no lugar dela, sem saber que essa decisão vai mudar o curso de sua vida para sempre...

****


Escrita de forma simples e direta, Jogos Vorazes é uma aventura eletrizante, recheada de surpresas e muito suspense, que mostra até aonde a força de vontade pode levar o ser humano. Mas a história é mais que isso: é também uma critica inteligente e perturbadora da nossa sociedade, que questiona ações dos governos e da sociedade em geral, e como elas podem levar a um futuro terrível onde a liberdade e as ações das pessoas são controlados.

Altamente recomendado!

Editora Rocco, 400 Páginas

Consulte preços:

Nenhum comentário:

Postar um comentário