terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne

Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne, é um daqueles livros de aventura e descoberta que você lê quase de um fôlego só.

Um dos livros pioneiros da ficção científica, mostra um  Júlio Verne descrevendo em deliciosos detalhes o funcionamento de um submarino elétrico (na época um devaneio impensável) e as aventuras de um grupo de exploradores nas profundezas do mar, um lugar praticamente desconhecido até hoje.

A história de Vinte Mil Léguas Submarinas se passa no final do século XIX, período de grandes invenções e descobertas científicas. Dezenas de  naufrágios que teriam sido provocados por um misterioso monstro marinho motivam o lançamento de uma expedição militar americana com a missão de encontrar e matar o bicho.

A bordo do navio de guerra, embarcam também o professor francês Pierre Aronaxx, um naturalista especializado em animais marinhos, seu criado Conselho e o truculento arpoador canadense Ned Land.

Quando a fragata encontra o que seria o misterioso animal marinho (que Aronaxx julga ser um gigantesco narval), um choque faz com que o trio de protagonistas caia no mar. Eles acabam resgatados pelo "!animal" que caçavam, e descobrem que se trata de um gigantesco submarino.

Levados a bordo pela tripulação, os três descobrem que estão no interior do Nautilus, submarino projetado e comandado pelo enigmático Capitão Nemo.

A bordo do Nautilus, nossos heróis viajam, como o título sugere, vinte mil léguas submarinas. Nas profundezas dos mares, eles conhecem animais exóticos, florestas de algas, pérolas gigantescas, perigosos polvos, tubarões mortais. Passando pelos trópicos, procurando tesouros, desbravando o Polo Sul, os personagens vivenciam situações extraordinárias — e nos levam com eles.

Leitura recomendadíssima. Consulte os preços:

:: Na Livraria Cultura
:: Na Livraria Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário