segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Um livro sobre futebol: A Vingança do Timão, de Carlos Moraes

 Se você é homem, rapaz ou menino (ou, vá lá, uma mulher que gosta de futebol), você vai gostar do livro A Vingança do Timão, de Carlos Moraes.

Se você cresceu jogando futebol de várzea, com bolas de couro rasgado em campos de gramado irregular, certamente vai se identificar muito com a Vingança do Timão, de Carlos Moraes.

Se, além disso, sua infância de futebol de várzea se passou no interior do Rio Grande do Sul, então a identificação com A Vingança do Timão, de Carlos Moraes, será total.

A Vingança do Timão, como o nome sugere, trata de um timão de futebol, no caso, o Pedra Moura, formado pela junção de dois times de várzea sob o comando do técnico Amaro. O herói da história, que se passa nos anos 50, é o centroavante Tucano, goleador de um time que tem craques como o meia Valter, o ponteiro Guanair Lebrão, o driblador Bejeja e o defensor Sentado, além dos zagueirões Maitá e Coréia.

Enquanto joga na várzea e vê seu time crescer cada vez mais, até desafiar o time profissional da cidade, o poderoso Elite, Tucano ainda passa por outros dramas de adolescente, como tentar conquistar a bela Camila, irmã do lateral-esquerdo Geraldo.

Li A Vingança do Timão lá nos anos 90, quando estudava na 6ª ou 7ª série, não lembro bem. O livro, hoje, só é encontrado em sebos. Mas vale a procura e a leitura. Vale para adolescentes fãs de futebol e para adultos com saudades do tempo do futebol de pé descalço em gramados cheios de espinhos.

5 comentários:

  1. Li "A Vingança do Timão" em 1986, na 6ª série. Cheguei a criar um time de futebol de botão para o Pedra Moura, em homenagem àqueles heróis. Não descansei enquanto não adquiri o meu próprio exemplar, alguns anos depois (e foi difícil). E ainda hoje, é impossível não olhá-lo com muito carinho, ali, no meio dos outros da minha estante.

    ResponderExcluir
  2. Danilo wenceslau da silva24 de maio de 2013 às 12:24

    li esse livro na 4ª série e tenho ele até hoje muito bom saudades.

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMO LIVRO ,EXCELENTE , PURA CULTURA DE FUTEBOL ,CRIANÇAS COM SONHOS E UMA HISTÓRIA CHEIA DE RIQUEZAS E LIBERDADES , QUE AS CRIANÇAS DE HOJE NÃO TEM , PERSONAGENS QUE MOSTRAM COMO ERA ÓTIMA A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA CHEIA DE SONHOS E AMORES POR CONQUISTAR . A VIDA ERA BOA NAQUELA ÉPOCA E NÓS NÃO SABÍAMOS . LIVRO NOTA 10 , VALE A PENA LER E RELER , BOA LEITURA A QUEM PRETENDE E GURDE O LIVRO A QUEM TIVER ELE E PURA CULTURA .

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito triste hoje ao saber do falecimento do Carlos Moraes. Me levou diretamente para o velório do Amaro, dentro da obra.
    Fica a obra para o eterno...

    ResponderExcluir